Juventude e Movimento Negro

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Estadual

juventude

O 1º encontro com militantes da Juventude e Movimento Negro, proposto pelo Elo estadual, contou com a presença de 20 filiados e simpatizantes da REDE e objetivou apresentação da coordenação dos Movimentos Sociais, Miriam Krenzinger, recém-empossada no Congresso de 31/102015, bem como, levantar sugestões para sua forma de atuação no estado fluminense.

O encontro contou ainda com a presença de membros do Elo estadual, Marcio Saraiva, Samuel Braum e Roldão.

Após apresentação de cada participante e seu lugar de militância, foi feita uma breve apresentação da conjuntura do Elo Estadual, os desafios e limites do processo de organização de um novo partido, especialmente no momento atual de pré-eleições municipais.

Foi apresentada: a) proposta de gestão desta coordenação de forma colegiada (dois representantes indicados por cada núcleo e 2 pelo Elo); b) expectativa de ativarmos os Núcleos Vivos da REDE na sociedade e vice-versa (direitos humanos, LGBTTs, jovens, mulheres, animais, meio ambiente).

Abordou-se a atual conjuntura política (projeto 2018) e as necessidades de criarmos pontes de comunicação com segmentos que estão desencantados com os desígnios da política partidária, assim como apoiarmos e criarmos as novas ferramentas de mobilização social.

Filiados militantes do movimento Negro apresentaram sua forma de organização através do Movimento Experimental Negro, inspirado em Abdias Nascimento, bem como a estratégia de ações e interlocuções com segmentos de formação das policias Militares do Rio de Janeiro.

Logo após, foram apresentadas algumas sugestões para o processo de organização, formação e mobilização dos Coletivos da Juventude e Movimento Negro:

a) Interação social entre os jovens, com atividades lúdicas e culturais para criar maior proximidade e sentimento de pertencimento;

b) Estudar mais sobre o que já foi produzido pela REDE (ver programa das ultima eleições e de outros partidos) e políticas públicas no campo da juventude e da igualdade racial;

c) Preparar material de formação aos futuros candidatos às eleições municipais, bem como contribuir com plataformas aos programas de governo; Exigir que nossos candidatos se comprometam, por exemplo, no cumprimento da Lei 10.639, de 2003, decretou a inclusão do ensino da História e da cultura afro-brasileiras no Ensino Fundamental e Médio.Lei que passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais;

d) Criar e dinamizar canais de comunicação e representação da juventude e mov. negro dentro dos Coletivos da REDE em todo estado fluminense;

e) Sair do senso comum de reproduzir os movimentos sectários que revelam uma falta de estudo e conhecimento da trajetória dos movimentos sociais; O que queremos defender? Quais nossas bandeiras? Sabemos o que não somos (conservadores, preconceituosos, racistas, homofóbicos etc). O que somos?

f) Criar ações concretas que tenham a cara da REDE: intervenções culturais através do Teatro de Rua e Campanhas de Reflorestamento;

g) Criar espaços de participação e valorização dos simpatizantes nos Coletivos Temáticos;

Por fim, foi lembrado da indicação de dois membros dos Coletivos para comporem a Coordenação Colegiada e a construção de uma agenda de intervenções dos elos temáticos Juventude, Movimentos Negros.

Participe dos Coletivos temáticos! Escreva para Coordenação dos Movimentos Sociais- eloestadualrj@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *