Ata Reunião do Elo Estadual – 23 de junho de 2016

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Estadual

No dia 23 de junho a reunião do Elo Estadual contou com a presença de 51 filiados e se desenvolveu em três partes:

1ª parte:

– Boas vindas e breve informe da June Freire sobre Plataforma de Formação para os pré-candidatos (maiores informações no email: eloestadualrj@gmail.com; junelessafreire2015@gmail.com;
– Debate, mediado por Cesinha, com os parlamentares Deputado Estadual Julianelli, Deputado Federal Molon e vereadores Marcio Garcia (Rio) Pissula (Barra Mansa), sobre a conjuntura política do estado de “calamidade do Rio da Janeiro” e a crise política no Brasil.

2ª parte:
– Foi distribuído e lido, coletivamente, um informativo com prestação de contas das ações realizadas pela Comissão Executiva e apresentadas justificativas para não realizações de reuniões/plenárias no período (março a maio) de organização do partido, das filiações dos pré-candidatos e instalações das coordenações provisórias.

Foi destacada a participação ativa da REDE Rio no Congresso Nacional da REDE em Brasília (março) e registrado os filiados da REDE Rio que passaram a compor a REDE Nacional:

a) Executiva Nacional (Andrea Gouvea, Carlos Painel, Fred Mendes e Valeria Tasch, Samuel Braun, Giowana Cambrone, Deputados Miro e Molon); b) Direção do Elo (além dos nomes citados na executiva Miriam Krenzinger, Roberta Porto Real, Thiago Campos, Jefferson Moura) , Conselho de Ética (Felipe Pires); c) Elo dos Animais ( Glaucia Marques).

Registrou-se que “Juventude do Rio” contou com a presença de 17 jovens sendo que 12 conseguiram participar com apoio financeiro de alguns membros do Elo Estadual.

No mesmo informe destacam-se as seguintes ações realizadas:

– Organização e Gravação com Programa de TV da REDE no estado (inserções em abril)

– Efetivado processo de 2.000 filiações , com ênfase para os pré-candidatos (meados de março a início de junho)

-Realização de 35 reuniões na capital (nas salas de reuniões emprestadas pelos filiados da REDE) com as coordenações de Coletivos Municipais; realização 63 visitas nas cidades em que há Coletivos da REDE.
– Registradas no TER de 43 Coordenações Provisórias criadas ate presente data.

1. ARRAIAL DO CABO – RJ –
2. BARRA DO PIRAÍ – RJ –
3. BARRA MANSA – RJ –
4. BELFORD ROXO – RJ
5. BOM JESUS DO ITABAPOANA –
6. CABO FRIO – RJ –
7. CACHOEIRAS DE MACACU – RJ –
8. CARAPEBUS – RJ –
9. CASIMIRO DE ABREU – RJ –
10. DUQUE DE CAXIAS – RJ –
11. GUAPIMIRIM – RJ –
12. ITABORAÍ – RJ –
13. ITAGUAÍ – RJ –
14. ITAPERUNA – RJ –
15. ITATIAIA – RJ –
16. MACAÉ – RJ –
17. MAGE-RJ
18. MANGARATIBA – RJ
19. MARICÁ – RJ –
20. MENDES – RJ –
21. MIGUEL PEREIRA – RJ –
22. NILÓPOLIS – RJ –
23. NITERÓI – RJ –
24. PARATY – RJ –
25. PATY DO ALFERES – RJ –
26. PETRÓPOLIS – RJ –
27. PORTO REAL – RJ –
28. QUEIMADOS – RJ –
29. QUISSAMÃ – RJ –
30. RESENDE – RJ –
31. RIO DAS OSTRAS – RJ
32. RIO DE JANEIRO – RJ –
33. SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – RJ
34. SÃO FIDÉLIS – RJ –
35. SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA –
36. SÃO GONÇALO – RJ –
37. SÃO JOÃO DA BARRA – RJ –
38. SÃO JOÃO DE MERITI – RJ –
39. SÃO PEDRO DA ALDEIA – RJ –
40. SEROPÉDICA – RJ –
41. SILVA JARDIM – RJ –
42. TERESÓPOLIS – RJ –
43. VASSOURAS – RJ –

Obs; Nova Iguaçu, Iguaba Grande, Campos e Natividade estão mm processo de instalação.

– Feito ressalva de que todos Coletivos municipais foram visitados pelo membros da Comissão Executiva e que contamos com apoio dos membros da coordenação dos Movimentos Sociais (Juliet, Samuel Marques, Cesar, Thiago) e , também com apoio de membros do Direção Estadual da REDE (Danilo Funk, Jullinaelli, Gilmar e Eugenia e Carlos Davis)

Quanto a Coordenação de Finanças, registrou-se: criação do GT Gestão Finanças e Fiscal
– Abertura de duas Contas na Caixa Federal; as colaborações do contador Edilton e Advogado Ramon T. Sousa.
– Feita cobranças dos parlamentares, referente cinco meses- jan. a maio.
Expectativas recolhimento e repasse (via nacional) das contribuições financeira dos filiados ; repasse recursos do Fundo Partidário (ainda não efetivado).
– Aluguel da sede

Quanto a Coordenação da Formação Política:
-A coordenação de Formação Política desenvolveu nesse período uma plataforma de formação para os pré-candidatos e programou um série de eventos de formação a serem realizados nas cidades Niterói, Volta Redonda, Arraial do Cabo e outras duas cidades que serão ainda definidas do Norte Fluminense e Região Serrana. Já foram feitas formação em Itaguaí e São João de Meriti.

Quanto a Coordenação Colegiada dos Movimentos Sociais
Reforçamos que, conforme aprovado em Reunião do Elo Estadual do dia 01de fevereiro a Coordenação dos Movimentos Sociais passou a realizar suas ações de forma Colegiada. Sendo que suas ações nesse período foram:

-Elo Temático Estadual da Juventude

Os jovens do Rio de Janeiro retornaram do 2° Congresso da REDE motivados e mobilizados a colaborar com a organização da REDE. Em abril realizou-se o 1° Encontro Estadual da Juventude da REDE Rio de Janeiro, se organizaram de forma Colegiada na Coordenação do Elo Temático Estadual da Juventude. Foram debatidos temas como protagonismo juvenil e as bandeiras da REDE Sustentabilidade, assim como a organização da Juventude a nível Estadual, e foram aprovadas as propostas da Juventude para as candidaturas aos Governos Municipais e aos Mandatos Legislativos. Uma das propostas de ação sugeridas no Encontro foi realização das Caravanas da Juventude, evento dinâmico de mobilização e debate público juntos aos municípios do Rio de Janeiro, com foco em Reconectar a Juventude na Política, e dinamizar a REDE em cada um dos municípios visitados, temas como políticas de Gênero, Diversidade Sexual, Negros e Negras, Direitos Animais, importância da Intergeracionalidade, Geração de Emprego e Renda, e Protagonismo Juvenil foram sempre pautados nos debates realizados em cada cidade visitada.

A Caravana vem ocorrendo regularmente desde o dia 14 de maio. Começaram em Macaé e já passaram por Natividade, Itaperuna, Angra, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Belford Roxo, Nilópolis, Seropédica, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Caxias, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Teresópolis, e Nova Friburgo. O próximo final de semana será o último da agenda desta etapa da Caravana, será no sábado em Nova Iguaçu, e São João de Meriti, e no domingo para Araruama, Iguaba Grande, e encerraremos a Caravana da Juventude em Niteró e Capital.

A participação na Caravana é aberta a todos os jovens, sempre foi e continuará sendo, Os jovens reuniram nos mais diferentes espaços (Praças, Câmaras Municipais, Escolas Ocupadas, Galpões, Esquinas e etc). Os municípios colaboraram com alimentação, hospedagem, e auxílio no custo de combustível dos carros que participaram das Caravanas, e as fotos e vídeos feitos em cada cidade são publicados pela Coordenação de Comunicação da Juventude na nossa página no Facebook. “Só existe o que se faz!”. (Juventude da REDE Rio de Janeiro)

-Elo Temático da Mulher Gênero e Diversidade Sexual;

– Realizou reunião com GT Mulheres da Baixada em São João de Miriti; no Parque Guinle realizou encontro do Elo Estadual no Rio de Janeiro. A coordenação do Elo esteve presente em todas as cidades da Caravana da Juventude e participou do dia 08 de março da comemoração do dia das Mulheres pela REDE Niterói. Criação do GT Elo Mulheres REDE RJ no WhatsApp

– Elo Temático Defesa dos Animais

Desenvolveu as seguintes ações: Reunião na 5ª da Boa Vista e na cidade de Resende, ambas com ampla participação; Reunião de Planejamento sobre as ações do Elo Temático.

3º parte:
** encaminhamentos e próximas ações a serem deliberadas pelo Elo Estadual:

– Informe sobre resolução 06/2016 diretrizes sobre processo de eleições municipais que seria publicado no ia 24//06 . Ver resolução no link.

– Até dia 05 de julho será feito contato com os porta-vozes e enviado formulário online a todas as Coordenações provisórias do estado sobre a dinâmica do processo eleitoral em cada município.

-Atenção aos municípios acima de 200 mil – Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Campos, Belford Roxo, São João de Meriti , Petrópolis, Volta Redonda , Magé, Macaé, Itaboraí,Macaé, Cabo Frio- homologação das convenções do Elo Estadual em dialogo com Executiva Nacional.

– Pedimos apoio dos membros do Elo Estadual Definição, que informe à executiva estadual, suas disponibilidade de representar Elo Estadual no acompanhamento das convenções municipais que ocorreram entre de 20 de julho a 05 de agosto.

– Registro que inicio de julho teremos uma nova reunião.

Local: Av. Treze de Maio, 13/8º andar.

Horário: 18h30min as 21h00min
Participantes: 54

Comissão Executiva Elo Estadual

Ana Paula (porta voz licenciada), Anderson Moraes, Eduardo Torpe , Fred Mendes, June Lessa, Lisz Vieira, Luiz Eduardo (porta voz licenciado), Mario Neto, Marcio Saraiva, Miriam Krenzinger, Paulo Cesar Silva, Ricardo Britman, Samuel Braun, Tite Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *