Meio Ambiente auxilia a Polícia Civil na Operação Divisa

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Esta quarta-feira, dia 16 de maio, foi um dia especial para São Francisco de Itabapoana. Felizmente, foram resgatadas de cárcere domiciliar, aves sem autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e que não apresentavam registros e nem anilhas de identificação, conforme determina a legislação vigente. Todas serão reintegradas à natureza. 

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram da Operação Divisa, deflagrada pela Polícia Civil, atendendo solicitação da delegada titular da 147ª DP/SFI, Ivana Morgado. O órgão municipal prestou auxílio pertinente à pasta ambiental em relação às apreensões de animais silvestres.

“Estes resgates são de grande valia para a nossa fauna. Procuramos trabalhar na recuperação e reabilitação de animais silvestres, a fim de que sejam reintroduzidos em seu habitat natural”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares. As aves foram identificadas, registradas com auto de depósito e acautelamento.

Posteriormente, depois de autorização da gestora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), Vânia Coelho, os animais serão libertados na natureza.  

“Haviam coleiros (nome científico Sporophila caerulescens), canários-da-terra (Sicalis flaveola) e um papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), que atende pelo nome domesticado de ‘Marcelo’, este último uma espécie raríssima na nossa região, somente registrado um grupo na EEEG nos últimos anos”, explicou Soares, acrescentando que participaram da operação os seguintes integrantes da Sema: Denis da Silva Coelho (Defesa Civil), Francisco Reginaldo Caetano de Araújo (biólogo), Lucimara Cardoso (diretora de Fiscalização) e Douglas Ferreira Barreto (analista Ambiental).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *