Debates sobre fusão da Rede Sustentabilidade

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Encaminhamos aos filiados da REDE RJ notícias veiculadas na mídias nacionais sobre os debates a respeito da fusão, ou não, do partido REDE com o PPS e/ou PV.

Segundo a rede de porta-vozes, a questão está em discussão e os estados poderão manifestar as suas posições para o encaminhamento na Nacional. Ainda não foram esclarecidas as questões jurídicas que envolvem a eventual fusão, havendo prós e contras manifestados, e a análise será objeto de discussão no ELO Nacional. Muitos Estados se reunirão após o 2º turno para este debate, e o mesmo fará a REDE RJ que decidirá a data do encontro do ELO Estadual como porta-vozes e detentores de mandatos municipais na reunião da Executiva no dia 27 de outubro. 

Contudo, apesar de a questão da fusão não estar decidida, estamos publicizando notícia de passos significativos já dados por membros da REDE com a fundação do partido PPS e com o respectivo esclarecimento do porta-voz nacional Pedro Ivo, de forma que todos estejam cientes dos passos dados no âmbito da nacional, e que nos chegou ao conhecimento.

Sonia Rabello – Porta-voz no ERJ

Atualização da postagem: Na reuniao de Executiva decidu-se que o Elo seria chamado em data futura a ser divulgada.

Confira abaixo matéria publicada no Blog do PPS em 21 de outubro de 2018

Avança aproximação entre Rede Sustentabilidade e PPS, a partir da parceria entre as fundações ligadas aos dois partidos; fusão é possibilidade concreta

“Ao reeleger o jornalista Luiz Carlos Azedo como diretor-geral e o senador Cristovam Buarque presidente do seu Conselho Curador, neste sábado, 20 de outubro, a FAP (Fundação Astrojildo Pereira) deu também um passo concreto na aproximação entre a Rede Sustentabilidade e o PPS, que junto com o PV conversam sobre a formação de um bloco parlamentar no Congresso Nacional e ensaiam até mesmo uma fusão entre esses partidos.

Além de renovar o mandato de seus dirigentes (eleitos por dois anos com direito a uma reeleição), a FAP, que é a fundação vinculada ao PPS mas que tem entre seus conselheiros a maioria de integrantes não filiados ao partido, oriundos principalmente do meio acadêmico, fez um gesto decisivo neste diálogo suprapartidário: incorporou no Conselho Curador recém-eleito dois novos membros indicados pela direção da Rede Sustentabilidade, que são também dirigentes da sua Fundação Rede Brasil Sustentável.

Presente à reunião da FAP deste sábado em Brasília, o porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo Batista, indicou em nome da direção do partido de Marina Silva e de Heloisa Helena, presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, seus dois representantes para o Conselho Curador da FAP: o economista Bazileu Margarido, eleito vice-presidente de Cristovam Buarque, e a antropóloga Jane Villas Boas.

Este pode ser o primeiro e histórico passo para o nascimento de uma nova formatação partidária, ao menos no seu conteúdo teórico e programático, que tenha a defesa da democracia e da sustentabilidade como princípios, faça oposição responsável ao próximo governo e que poderá surgir com a participação ainda do PV, dos movimentos pela renovação da política (que já selaram parceria com a Rede e o PPS nas eleições deste ano) e de parlamentares egressos de outras legendas.

Além de Azedo e Cristovam Buarque, patrocinadores dessa aproximação entre as fundações dos dois partidos, também o presidente do PPS, Roberto Freire, dirigentes nacionais, estaduais e parlamentares estão empenhados no diálogo para possibilitar uma fusão. Pelo PV,  Eduardo Jorge e Alfredo Sirkis também já manifestaram publicamente seu entusiasmo com a ideia.

Um bloco ou uma fusão entre PPS, PV e Rede resultaria de imediato em uma bancada de 8 senadores (cinco eleitos pela Rede, dois pelo PPS, mais o senador Reguffe, atualmente sem partido) e 13 deputados federais (oito eleitos pelo PPS, quatro pelo PV e uma pela Rede).

O Blog do PPS e o #ProgramaDiferente acompanham a Rede Sustentabilidade desde a sua criação, e sempre defenderam e promoveram essa aproximação entre PPS, PV e Rede. Veja abaixo uma série de postagens, entrevistas exclusivas e opiniões sobre o partido deMarina Silva e este caminho da democracia e da sustentabilidade que enfim parece estar sendo trilhado por todos.”

****************************************

Esclarecimento do porta-voz nacional Pedro Ivo enviado para a Executiva Nacional sobre a questão:

“Bom dia. Ontem de manhã recebi do Diretor da Fundação Astrogildo Pereira o convite para que Bazileu e Heloísa Helena integrassem o Conselho Curador da FAP. A FAP apesar de ser a Fundação do PPS já tem em seu Conselho vários membros que não são ligados ao PPS, como é o caso do Prof. Elimar da UNB que é filiado a Rede DF e do Prof. Carlos Alberto Torres, filiado cívico da Rede e membro da Roda Democrática do DF. Coincidentemente, tínhamos uma conversa agendada para ontem sobre a Fundação Brasil Sustentável com membros da Fundação e os porta vozes para analisar o quadro administrativo financeiro da entidade.

Nessa reunião analisamos o convide da FAP e chegamos à conclusão que era interessante aceitar o convite, como um gesto de melhorar relação política entre os dois partidos e entre as duas fundações, independentemente dessa questão da fusão, pois não temos definição sobre esse tema.

Heloísa em função das tarefas que tem pela frente declinou do convite. Foi então sugerido o nome da Jane que além de ter capacidade para tal, estando em Brasília, facilitaria sua presença na instituição.
Fui então na reunião do Conselho Curador da FAP junto com Bazileu e fiz uma fala sobre a conjuntura política onde reafirmei que estamos discutindo sobre o futuro da Rede e que não tínhamos nenhuma decisão sobre fusão, pois o debate está ainda no início.

Todavia, aceitamos o convite como um gesto de aproximação política nessa quadra de resistência que se segue, já que ambos os partidos serão oposição a quem vencer a eleição.

Bazileu e Jane aceitaram esse convite e se colocaram para cumprir essa tarefa. Sugiro pautar esse questão na próxima reunião da Executiva Nacional, terça-feira próxima.”

Um comentário em “Debates sobre fusão da Rede Sustentabilidade

  1. ESTAMOS TODOS NA EXPECTATIVA PARA QUE TUDO OCORRA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. ACREDITO QUE ESTE LINDO SONHO DE MOSTRARMOS A SOCIEDADE BRASILEIRA UMA NOVA FORMA DE FAZER POLÍTICA , NÃO PODE MORRER. JOÃO BROTHER- POR UM RIO MAIS VERDE E SUSTENTAVEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *