Encontro constitui Elo Mulheres da REDE Rio

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Estadual

 

No último domingo, dia 19 de março, a REDE Rio realizou o “I Encontro de Mulheres em REDE do Estado do Rio de Janeiro”. Além das presenças da Porta-Voz da REDE Rio, Sonia Rabello e da ex-senadora Heloísa Helena, membro da Executiva Nacional da REDE Sustentabilidade estavam presentes mulheres representando 7 diferentes municípios do estado.

Valeria Tatsch, Coordenadora Estadual de Movimentos Sociais e Coordenadora Nacional de Formação, e Juliet Matos, membro do GT do Elo Nacional de Mulheres, abriram o encontro saudando as mulheres.

Houve a apresentação de cada uma das participantes, foi informada a pauta e feito um breve histórico do Elo Mulheres da Rede Sustentabilidade, o processo de indicação dos Pontos Focais estaduais e suas responsabilidades, escolha das participantes do encontro, a responsabilidade e probidade do uso de verba do Fundo Partidário Mulheres.

Após a fala da Valeria e da Juliet, foi apresentado o vídeoEmpoderamento”. Em seguida, saudando todas as mulheres, Sonia Rabello, disponibilizou todos os seus contatos, solicitou informes de todos os municípios onde há organização de mulheres para troca de experiências e criação de histórico do Elo Mulheres, falou da importância da comunicação e sugeriu a criação imediata de grupo de emails.

Falou da conjuntura política estadual, os desafios da Rede no estado do Rio de Janeiro e a importância das mulheres no processo eleitoral.

Heloísa Helena fez uma fala inspiradora sobre a mulher no mercado de trabalho. Falou da conjuntura política e econômica nacional, a importância do processo de empoderamento das mulheres da Rede, os desafios para o ano de dois mil e dezoito no processo eleitoral e a reforma da Previdência.

Foi realizado o processo de constituição do Elo Mulheres da Rede do estado do Rio de Janeiro e aprovadas por consenso como representantes, Eugênia Quilodrán, município do Rio e Ana Paula Diniz do município de São Pedro da Aldeia.

Passando ao processo de escolha de oito mulheres para compor o GT Estadual, foram escolhidas por consenso: June Freitas e Juliet Matos, Rio, Ana Terra e Larissa Vargas do município de Miguel Pereira, Gláucia Marques de Duque de Caxias, Sabrina Silva de Itaperuna, Miriam Brito de Macaé e Carla Maggioni do município de Niterói.

No processo de escolha de duas representantes do estado Rio de Janeiro para participarem do Encontro do Elo Nacional de Mulheres nos dias 1º e 2 de abril de 2017, houve consenso na indicação da Eugênia Quilodrán para preencher a primeira vaga, pela importância do evento como instrumento de formação para a representante do Elo Estadual de Mulheres.

Para preencher a segunda vaga, quatro mulheres demonstraram interesse em participar, Sabrina Silva, do município de Itaperuna declinou em favor das outras interessadas que participaram de sorteio, Gláucia de Duque de Caxias, Ana Terra de Miguel Pereira e Miriam de Macaé, sendo a Gláucia a sorteada.

Todas as mulheres que usaram seu direito a palavra, falaram de suas experiências, sobre a mulher na Rede para o ano de dois mil e dezoito e sobre a conjuntura política de seus municípios.

Após, foi apresentado o clipeChega de Humilhação – Pelo fim da violência contra Mulheres” . Ao final, alguns filiados do sexo masculino fizeram suas saudações às mulheres e ao encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *