Diversidade LGBTTs Gênero e Mulheres

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Estadual

coletivo

O 1º encontro, proposto pelo Elo estadual, contou com a presença de 24 filiados e simpatizantes da Rede e objetivou apresentação da coordenação dos movimentos sociais, Miriam Krenzinger, recém-empossada no Congresso de 31 de outubro de 2015, bem como, levantar sugestões para sua forma de atuação no estado fluminense.

O encontro contou ainda com a presença da nossa porta voz Ana Paula Abreu Moura e membros do Elo estadual, June, Marcio Saraiva, Samule Braum e Roldão.

Após apresentação de cada participante e seu lugar de militância, foi feita uma breve apresentação da conjuntura do Elo Estadual, os desafios e limites do processo de organização de um novo partido, especialmente no momento atual de pré-eleições municipais.

Foi destacada a importância da criação desta coordenação de forma colegiada (dois representantes indicados por cada núcleo e 2 pelo Elo) da expectativa de ativarmos os Núcleos Vivos da REDE na sociedade e vice-versa (direitos humanos, LGBTTs, jovens, mulheres, animais, meio ambiente).

A atual conjuntura nos oferece a oportunidade de criarmos pontes de comunicação com segmentos desencantados com os desígnios da política partidária, assim como apoiarmos as novas ferramentas de mobilização social.

Logo após, foi apresentado o Elo Diversidade que está organizado em nível Nacional mas que precisa se consolidar, de forma mais orgânica e descentralizada, no Estado. Foi discutido o cenário das lutas e pensado a forma de organização e inserção dos valores da REDE SUSTENTABILIDADE nesses contextos. Os representantes dos movimentos levaram algumas propostas, dentre elas foi como pensar a atuação dos movimentos dentro da Rede, quais pautas prioritárias e como traduzir as propostas conceituais para os municípios.

A discussão seguiu não só pensando em conteúdos, mas como vamos caminhar, visto que alguns movimentos são resistentes a partido e a Rede se coloca aberta ao dialogo. Representantes do Elo temático Diversidade sugeriram que acontecesse o 1º Encontro Nacional LGBT da Rede, na cidade do Rio de janeiro, para afirmar espaço e assumir posição, visto que esse setorial já tem uma forte atuação dentro do partido e atuou, tanto no processo de filtro durante as filiações quanto na proposição de temas para o programa da REDE.

O encontro do ELO Diversidade quer reafirmar a atuação deste Coletivo e contribuir para desconstruir a visão errônea de que a REDE define-se como um partido conservador. A discussão seguiu com sugestão de como ativar o Coletivo das Mulheres, questão de Gênero ressaltando a importância da atuação da mulher dentro da REDE e moção ao fortalecimento do ELO Temático Mulher em Rede dentro e fora do estado.

Foi deliberado que duas filiadas representantes da Coordenação (Jaqueline de Jesus e Juliet Matos) vão coordenar o Coletivo das Mulheres dentro do Estado e aumentar a discussão sobre esse tema para implantar e fortalecer o referido Elo. Foi deliberado no grupo a realização de um seminário integrado com a coordenação de movimentos sociais sobre Gênero e Fé.

Esse seminário visa criar diálogos sobre o debate inter-religioso e os diretos às liberdades de expressão, diversidade sexual e de gênero. A reunião terminou com a lembrança da indicação dos membros dos colegiados e agenda de intervenções dos elos temáticos LGBT, Mulheres.

Participe dos Coletivos temáticos! Escreva para Coordenação dos Movimentos Sociais- eloestadualrj@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *